De cada 100 servidores que se aposentam, só 26 são repostos, revela Guedes

Segundo o ministro, a baixa taxa de reposição é fruto da digitalização do serviço público e pode aumentar a economia da reforma administrativa

A cada 100 servidores públicos que se aposentam, apenas 26 têm o posto ocupado por um novo servidor hoje em dia na União. A informação é do ministro da Economia, Paulo Guedes, que, por isso, já prevê uma economia superior a R$ 300 bilhões com a reforma administrativa.

“Fizemos os cálculos de R$ 300 bilhões na reforma administrativa com uma taxa de reposição de, para cada 100 que se aposentassem, nós iríamos contratar 70. Estamos contratando 26, exatamente pela digitalização. Então, a economia deve ser maior ainda”, afirmou Guedes, em uma cerimônia no Palácio do Planalto, nesta quinta-feira (22/10).

O ministro afirmou que essa taxa de reposição é fruto do avanço da digitalização na administração pública, que tem reduzido a necessidade de certos trabalhos manuais. “A digitalização segue, no setor público inclusive”, afirmou.

Digitalização

Segundo o Ministério da Economia, o governo digitalizou 1 mil serviços públicos nos últimos dois anos. Com isso, cerca de 88 milhões de atendimentos públicos deixaram de ser presenciais. A pasta afirma que essa medida simplificou o acesso aos serviços públicos e pode poupar 150 milhões de horas dos cidadãos brasileiros com a redução da burocracia, dos deslocamentos e da papelada que era exigida anteriormente. Também há uma expectativa de que essa medida traga uma economia de R$ 2 bilhões por ano, sendo R$ 1,5 bilhão para a população e R$ 500 milhões para o governo.

Por conta disso, o governo tem uma meta de digitalizar 100% dos 3,8 mil serviços do governo federal até o final de 2022. Assim, o Ministério da Economia também projeta uma economia de R$ 38 bilhões nos próximos cinco anos com a eliminação do papel e da burocracia, a locação de estruturas e manutenção dessa logística, a redução de perdas com erros e fraudes em serviços públicos e também a contratação de pessoal para o atendimento presencial da população.

Fonte: Correio Braziliense