Ricardo Rabelo, do Departamento de Automação e Sistemas, vai coordenar o trabalho
Numa iniciativa e edital conjuntos dos ministérios da Economia, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, o Professor Ricardo Rabelo, do Departamento de Automação e Sistemas do CTC/UFSC, foi selecionado nacionalmente para coordenar a elaboração da “Estratégia Nacional de Indústria 4.0 (ENI 4.0)”.
O trabalho foi recém iniciado e será realizado em quatro etapas principais, que se desenvolverão ao longo dos próximos oito meses: elaboração inicial da ENI 4.0; discussões e refinamentos do documento com a Câmara da Indústria 4.0 (que reúne os representantes de todos os principais stakeholders governamentais, empresariais e de P&D do Brasil); publicação da ENI 4.0 para consulta pública; e divulgação oficial da ENI 4.0.
A ENI 4.0 atuará como balizador para todas as políticas públicas nacionais referentes a Indústria 4.0 para os próximos 10 anos, embora haja previsão de revisão anual. A ENI 4.0 cobrirá essencialmente quatro dimensões: desenvolvimento tecnológico, inovação e sustentabilidade; capital humano; cadeias produtivas e ecossistemas; e regulação, normalização e infraestrutura.
Fonte: Agecom