Quatro chapas concorreram; chapa vencedora teve mais de 54% dos votos
Docentes, alunos e técnicos administrativos da Universidade de Brasília (UnB) reelegeram a atual reitora Márcia Abrahão para a instituição de ensino. Ao lado do vice, Enrique Huelva, Márcia foi escolhida para mais uma gestão, entre 2020 e 2024. No total, foram apurados 30.228 votos por sistema virtual, mas mais de 52 mil pessoas estavam habilitadas a votar.
Com 16.325 votos, a chapa 86 — Somar foi a vencedora da votação, que teve início na terça-feira e terminou nesta quarta às 22h. Agora, a partir da consulta à comunidade, uma lista tríplice é formada pelo Conselho Universitário (Consuni/UnB) e avaliada pelo Ministério da Educação (MEC). A nomeação fica a cargo do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido).
Márcia Abrahão comemorou a vitória na consulta à comunidade acadêmica nas redes sociais. “Agradecemos todos os votos, vindos de todos os câmpus, todos os setores da Universidade de Brasília. A chapa Somar ganhou essa adesão numa campanha linda e limpa, da qual nos orgulhamos”, disse.
Além da chapa da atual reitora, estavam concorrendo a chapa 81 — Unifica UnB – Seja Plural, que é formada por Virgílio Arraes (Departamento de História e ex-presidente da ADUnb) e Suélia Fleury (Faculdade do Gama, engenharias); a chapa 83 — Tempo de Florescer UnB, de Fátima Sousa (Departamento de Saúde Coletiva e ex-candidata ao GDF) e Elmira Simeão (Faculdade de Ciência da Informação) e a chapa 89 — UnB Pode Muito Mais, de Jaime Santana (diretor do Instituto de Ciências Biológicas) e Gilberto Lacerda (Faculdade de Educação).
Com 54,01% dos votos, a chapa 86 conquistou 16.325 votos, bem à frente da concorrência. Em segundo lugar, a chapa 89 conquistou 18,17% dos eleitores, com 5.492 votos. Em terceiro, ficou a chapa 83, com 5.013 votos, correspondente a 16,58% das escolhas. Por fim, a chapa 81 teve 3.397 votos, equivalente a 11,24% dos eleitores.