Até o momento, não foi oferecido curso diretamente orientado para o trabalho remoto
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) está empenhada em responder a um grande aumento de procura por cursos de capacitação profissional, principalmente os voltados para o uso de ferramentas e plataformas digitais de ensino e comunicação. Cursos e treinamentos oferecidos pela Coordenadoria de Capacitação de Pessoas (CCP), pelo Programa de Formação Continuada (Profor), pela Secretaria de Educação a Distância (Sead) e por núcleos de produção de conteúdos digitais criados a partir de um edital da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) rapidamente preencheram as vagas oferecidas.
A demanda por capacitação de professores e servidores administrativos em novas tecnologias de ensino e trabalho remoto foi evidenciada na pesquisa realizada com docentes e técnicos da UFSC. No levantamento feito com os professores, a grande maioria informou possuir equipamentos, acesso à internet de boa qualidade e ambiente favorável no domicílio para realização de atividades remotas. Porém, quase um terço dos docentes tem pouca familiaridade com o uso de tecnologias digitais em educação. Muitos gostariam de receber capacitação em plataformas de comunicação e videoconferência, como Google Meet (64,1%) e Zoom (61,1%).
Em relação ao Moodle, sistema de apoio à aprendizagem executado em ambiente virtual, 65,2% dos professores declararam ter boa familiaridade. Ainda assim, 27% não conseguem realizar ações básicas no Moodle sem ajuda e 75,9% não conseguem realizar ações avançadas sozinhos. Por isso, 47,3% dos docentes que responderam à pesquisa disseram que gostariam de receber capacitação para utilizar recursos básicos e 85,4% afirmaram desejar cursos para utilização dos recursos avançados do Moodle.
Aprimoramento
A Coordenadoria de Capacitação de Pessoas (CCP) da Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Prodegesp) está tentando adaptar processos para atender às demandas por capacitação dos servidores da UFSC. A Prodegesp mantém o Portal da Capacitação, principal ferramenta de aprimoramento e desenvolvimento profissional para os servidores docentes e técnico-administrativos da universidade.
Os cursos oferecidos diretamente pela UFSC são programados com antecedência e precisam de autorização do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal (Sipec). Dos 54 cursos programados para este ano, a grande maioria foi proposta na modalidade presencial ou semipresencial. Agora, a CCP trabalha para tentar migrar para a modalidade a distância os cursos que forem passíveis de conversão para o novo formato. “Precisaremos ao final do ano justificar a troca de modalidade ou até de curso junto ao Sipec”, diz a coordenadora de capacitação de pessoas, Monica Feitosa Gonçalves.
Até o momento, não foi oferecido nenhum curso de capacitação diretamente orientado para o trabalho remoto. O único curso relacionado ao tema, “Noções Básicas de Saúde e Segurança no Trabalho em tempos de Covid-19”, oferece 40 vagas e já tem 163 inscritos. “Desde o início da pandemia, ofertamos sete ações de capacitação, todas por educação a distância. Todas com mais inscritos do que vagas. A procura é grande”, revela Monica Feitosa.
Ela lembra que, para aprimorar a sua capacitação, os servidores podem recorrer também a cursos oferecidos pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) ou pela Escola Virtual de Governo (EV.G). “Os cursos podem ser utilizados para a progressão por capacitação, desde que atendam aos dispositivos legais de progressão por capacitação”, diz a coordenadora da CCP.
Na pesquisa realizada entre os servidores para verificar as condições de trabalho remoto, 43% declararam que gostariam de receber capacitação para utilizar recursos básicos do Moodle, e 57,5% para utilizar recursos avançados. Também houve interesse em capacitações para uso de plataformas de webconferência, como Zoom e Google Meet. De acordo com Monica Feitosa, os cursos de Moodle são ofertados pelo Profor (aos professores) e pelos núcleos formados pela Proex (para toda a comunidade). Em relação às outras demandas de capacitação, a CCP divulgou, via e-mail, uma relação de cursos que são ofertados em outras instituições federais de ensino, a distância e gratuitos.
Extensão
Além das ações regulares de capacitação na UFSC, uma nova iniciativa veio reforçar a oferta de cursos na área. No começo de junho, a Pró-Reitoria de Extensão (Proex) lançou um edital para incentivar a criação de Núcleos de Produção de Conteúdos Digitais. Os núcleos são programas que se dedicarão a oferecer “cursos de extensão sobre o uso de tecnologias digitais em educação e apoiar os docentes em todo o processo de preparo para o uso dessas tecnologias”, conforme texto do edital. Os cursos, no entanto, são gratuitos, e abertos a toda a comunidade interna e externa à UFSC.
No lançamento, o pró-reitor de Extensão, Rogério Cid Bastos, afirmou que os objetivos do edital eram de longo prazo, buscando promover uma transformação na prática de ensino tradicional. Disse que as novas gerações já nascem sob novas influências e comportamentos e que é necessário “se apropriar dessas influências e tecnologias para se promover com todos uma nova forma de educação”. Entre os programas didáticos relacionados no edital estão os cursos “ações básicas e avançadas do Moodle” e “produção de conteúdo digital”.
Foram criados 17 núcleos de produção digital, que já estão ofertando diversos cursos. Cada curso deve oferecer no mínimo 30 vagas. “Os cursos estão com muita procura, turmas lotadas”, informa Graziela De Luca Canto, diretora do Departamento Administrativo da Proex. O Digicampus – Núcleo de Prática Digital, por exemplo, em menos de dez horas completou as primeiras turmas para os cursos de “Design de conteúdos educacionais para redes sociais” e “Técnicas de produção audiovisual para o ensino remoto”.
Os 17 núcleos estão em 10 dos 15 Centros de Ensino da UFSC (CSE, CCE, CFM, CED, CCS e CTC), além de pelo menos um núcleo em cada campus da UFSC. Há um núcleo voltado para a educação em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e dois núcleos que concentram-se na Educação Básica, por meio do Colégio de Aplicação.
A Secretaria de Educação a Distância (Sead) também identificou um aumento do interesse da comunidade acadêmica no assunto. No Programa de Formação Continuada (Profor), que oferece cursos para capacitação de docentes nos cinco campi da UFSC, também registrou-se um aumento na procura.
Leia na íntegra: Agecom UFSC