Participação foi de 65% entre alunos de graduação, pós-graduação e do Colégio de Aplicação; cerca de 90% dizem ter condições técnicas de acompanhar atividades remotas
A pesquisa feita pelo subcomitê acadêmico para levantar informações sobre atividades não presenciais na UFSC apontou que 92% dos estudantes que responderam ao questionário têm conexão de internet suficiente para participar de atividades pedagógicas remotas. Outros 93% possuem computador de mesa ou notebook e 96%, tablet ou smartphone. Entre os cerca de 23 mil alunos de graduação, pós-graduação, e do Colégio de Aplicação que responderam à pesquisa, 1,44% não tem equipamentos para participar de atividades não presenciais. Ou seja: 336 estudantes.
O questionário aplicado nas últimas semanas, também entre professores e técnicos, obteve uma participação de 63,5% entre 36.792 alunos da UFSC e do Colégio de Aplicação. Ao analisar os dados, a subcomissão científica ressaltou que a enquete foi feita exclusivamente pela internet, abrangendo, portanto, apenas quem já tem acesso à rede.
A maioria dos respondentes têm até 34 anos (88%) e quase 40% voltaram para seus municípios de origem durante a quarentena.
Entre os estudantes que informaram ter equipamentos com bom acesso à internet, 12% compartilham os aparelhos com outras pessoas. A privacidade e o silêncio em casa para acompanhar as aulas são suficientes para 77% dos alunos.
Segundo análise do subcomitê de assistência estudantil, a não participação de 36,5% dos estudantes pode ser reflexo do número excessivo de questionários aplicados por cursos de graduação, programas de pós-graduação, unidades acadêmicas , Centros de ensino e outros. “Isso pode ter corroborado com a possibilidade de alguns não responderem este questionário por acharem que já tinham respondido.” Esse subcomitê aponta a necessidade de indentificar os alunos que não responderam, levantar informações sobre eles e entrar em contato.
O subcomitê de assistência estudantil também sugere um edital para cadastro dos estudantes que precisarão de equipamentos e internet, assim como uma medida da reitoria para gerenciar o empréstimo dos aparelhos.
Os estudantes foram questionados também sobre as dificuldades que existem em seus cursos para o desenvolvimento de atividades pedagógicas não presenciais.Três em cada cinco apontaram as aulas práticas como empecilho. E outros 57% indicaram dificuldades pedagógicas (formas de avaliação, readequação de planos de ensino…).
Confira abaixo outras respostas: