Medida é resultado de resolução ad referendum do reitor, Dilmar Baretta , e não passou pelo conselho universitário
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) decidiu nesta quarta-feira, 13, retomar as atividades de ensino dos 50 cursos de mestrado e doutorado da instituição de forma não presencial.
A medida é resultado de resolução ad referendum do reitor, Dilmar Baretta, e define a continuidade das aulas, de forma não presencial, a partir de 25 de maio em todos os programas de pós-graduação. As aulas presenciais estão suspensas desde 17 de março em virtude da pandemia do novo coronavírus, seguindo decretos do Governo de Santa Catarina.
A Associação de Professores da Udesc (Aprudesc) criticou a medida e o fato de a decisão não ter passado pelo Conselho Universitário.
Por ser uma resolução ad referendum do reitor, a medida passa a valer de forma imediata, em caráter excepcional e temporário, mas tramitará posteriormente no Conselho Universitário (Consuni).
Segundo a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Letícia Sequinatto, o Colegiado de Diretores de Pesquisa e Pós-Graduação da Udesc se reunirá na próxima segunda-feira, 18, para discutir o calendário acadêmico e a oferta das disciplinas na forma não presencial.
A decisão considerou motivos como a atual imprevisibilidade do retorno às aulas presenciais; as recomendações do Ministério da Educação (MEC) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); a necessidade de continuidade das pesquisas neste momento de enfrentamento à Covid-19; o levantamento feito pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG) junto aos alunos; e a consulta da pasta aos diretores da área e aos coordenadores dos cursos.
Cursos de graduação a distância já retornaram
Os cursos de graduação da Udesc oferecidos na modalidade a distância retornaram às atividades em 4 de maio, nas turmas de Pedagogia, de Ciência Biológicas, de Administração Pública, de Informática e de Ciência e Tecnologia. O Centro de Educação a Distância (Cead) já promoveu modificações no calendário acadêmico.
Situação dos cursos presenciais de graduação
Já a situação dos cursos de graduação presenciais da universidade está sendo discutida entre diretores dos centros e a Reitoria.
Fonte: Udesc