A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), por meio da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proen) e da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG), definiu na última segunda-feira, 20, que o semestre letivo não será cancelado na instituição.
Em consequência, o calendário acadêmico dos cursos presenciais de graduação e de pós-graduação em 2020 será ajustado com base nas opções de reposição de aulas identificadas nos resultados das pesquisas realizadas com alunos e professores.
As consultas a discentes e docentes fazem parte das atividades do grupo de trabalho (GT) formado por gestores, professores, técnicos e alunos da universidade que estuda alternativas de ensino e reposição de aulas nos cursos presenciais por conta da pandemia do novo coronavírus. O GT se reunirá na próxima segunda-feira, 27, para apresentação dos resultados dos trabalhos.
De acordo com os professores Nério Amboni e Letícia Sequinatto, respectivamente pró-reitores de Ensino e Graduação e de Pesquisa e Pós-Graduação, cursos de capacitação docente na plataforma Moodle e do Covid-19 para professores, técnicos e estudantes em estágio também estão em andamento.
Segundo os gestores, as opções de reposição das aulas nos cursos presenciais de graduação e da pós-graduação serão deliberadas pelo Conselho Universitário da Udesc (Consuni).
As aulas presenciais na Udesc seguem suspensas até 31 de maio. Já os cursos ofertados pelo Centro de Educação a Distância (Cead), na modalidade de educação a distância, conveniados ou não, terão calendário acadêmico próprio, podendo dar continuidade nas suas atividades acadêmicas. “Desde que respeitem a legislação vigente e as condições sanitárias estabelecidas por decreto pelo Governo do Estado”, afirma Amboni.