As consultas são gratuitas e de forma online; objetivo comum é dar suporte durante a pandemia
Diversas iniciativas visando a saúde mental e o acolhimento durante a pandemia do novo coronavírus estão oferecendo atendimento psicológico à população. O serviço é solidário e conta com o trabalho voluntário de diversos profissionais da área da psicologia. Todos os atendimento são feitos de forma online, modalidade regulamentada pelo Conselho Federal de Psicologia. Confira duas destas iniciativas:
Tudo vai ficar bem
A ação das psicólogas Graziele Zwielewski e Gabriela Oltramati, ambas de Florianópolis, já soma mais de 40 profissionais cadastrados. As consultas, realizadas pela internet, são destinadas a pessoas afetadas pela Covid-19 em diversas áreas e de diferentes formas, como profissionais da área da saúde e de serviços (supermercados, limpeza, segurança, etc), além de pacientes diagnosticados com o vírus e pessoas que perderam familiares para a doença. As psicólogas recomendam a busca pelo atendimento assim que alguns sinais forem percebidos. Angústia, medo, insônia, solidão e crises de pânico são alguns exemplos.
O cadastro para participar é feito somente pelo Instagram do projeto. O acompanhamento pode durar até oito sessões, dependendo da gravidade de cada caso.
Psicólogos contra o Covid-19
Criado pelo psicólogo Mateus Graoske Mendes, de Florianópolis, Priscila Machado Barros, de Gravataí, e Camila Prandini, de São Paulo, o projeto tem como objetivo amenizar os danos psicológicos decorrentes da crise mundial causada pelo novo coronavírus. A rede reúne cerca de 50 profissionais voluntários e propõe atendimentos pontuais, que forneçam acolhimento, escuta e orientação, tanto para os profissionais que estão atuando diretamente contra o novo coronavírus, como para qualquer pessoa que precise de ajuda para passar por esse momento. O projeto que começou no final de março já atendeu aproximadamente 230 pessoas.
Os agendamentos de consulta são feitos pelo Whatsapp pelo número 48 99978-3665, e são destinados a qualquer pessoa que precise, de qualquer parte do país. Para os psicólogos que possuem interesse em voluntariar no projeto, basta enviar um e-mail com o assunto “voluntário” para [email protected].
Imprensa Apufsc