Secretaria de Educação a Distância da UFSC indica recursos alternativos para aprendizagem

Confira ferramentas que podem ser utilizadas

A Secretaria de Educação a Distância da Universidade Federal de Santa Catarina (Sead/UFSC) elaborou uma lista de Cursos Online Abertos e Massivos (Moocs, na sigla em inglês) que tratam do uso de alguns recursos para promover o modelo de aprendizagem a distância. Todos podem ser acessados gratuitamente.

Em função da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) o Ministério da Educação (MEC) emitiu a portaria nº 343/2020, que autoriza, em caráter excepcional, a substituição das disciplinas presenciais em andamento por aulas que utilizem meios e tecnologias de informação e comunicação. Conforme destaca a equipe da Sead, “a utilização de tecnologias pode potencializar o ensino com diferentes recursos e alcançar os alunos de uma forma eficaz e inovadora. Inovar exige muitas vezes muita disposição, e essa é a principal habilidade necessária para usar as tecnologias, cada vez mais acessíveis e funcionais”.

Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem Moodle:

Com acompanhamento de professor ou tutor

Programa de Formação Continuada – PROFOR – Moodle Básico – Integração de TIC: Potencialidades e Desafios Pedagógicos 

Título do curso: PLATAFORMA MOODLE
Total de vagas: 40
Modalidade: Totalmente a distância
Ministrantes: Pablo Andretta Jaskowiak / André Ary Leonel
Local: https://grupos.moodle.ufsc.br

Autoinstrucionais (sem acompanhamento de professor ou tutor)

– Moodle em Ação: Atividades e Recursos: https://lumina.ufrgs.br/course/view.php?id=57

– Moodle em Ação: Configurações: https://lumina.ufrgs.br/course/view.php?id=58

– Cursos de Moodle interessantes: https://lumina.ufrgs.br/course/search.php?search=moodle

Conferência Web: O conferência web é um serviço de comunicação e colaboração da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) que promove encontros virtuais entre dois ou mais participantes.

Autoinstrucionais (sem acompanhamento de professor ou tutor)

https://lumina.ufrgs.br/course/view.php?id=59
https://sead.ufms.br/tutorial-mconf-web-conferencia-da-rnp/
https://portal.nead.uem.br/suporte/material/tutorial_Mconf.pdf
https://www.youtube.com/watch?v=tPWwSqWyUn4

Outros Moocs para serem explorados:

Autoinstrucionais (sem acompanhamento de professor ou tutor)

– O uso de aplicativos como recurso pedagógico: https://cursos.poca.ufscar.br/enrol/index.php?id=24

– Wiki: produção colaborativa de conhecimento: https://cursos.poca.ufscar.br/enrol/index.php?id=17

– Youtube e suas potencialidades como ferramenta educacional: https://cursos.poca.ufscar.br/enrol/index.php?id=10

– Como produzir vídeos com celulares e tablets: https://lumina.ufrgs.br/course/view.php?id=45

– Gamificação para a Educação: https://cursos.poca.ufscar.br/enrol/index.php?id=35

– Desenvolvimento de apresentações com slides: https://cursos.poca.ufscar.br/enrol/index.php?id=2#

– Canal Questões de Matemática (aluno egresso do Curso de Licenciatura em Matemática da UFSC): https://www.youtube.com/channel/UCo0p62aLK00bqecYVrbecDQ?view_as=subscriber

Outros recursos para serem explorados:

– Aplicativo Skype da Microsoft: para conversas individuais ou em grupo.

– Aplicativo Hangout da Google: para conversas individuais ou em grupos de até dez pessoas (em caso de videoconferência).

Outras dicas

A Google liberou gratuitamente plataforma Hangouts Meet para videoconferências, aulas e reuniões para até 250 pessoas simultaneamente. Momento para intensificarmos o uso da tecnologia a nosso favor.

A Adobe, por sua vez, oferece licença temporária e gratuita do Creative Cloud para alunos, durante o surto do Covid-19.

Auxílio técnico da Sead pelo WhatsApp e por e-mail: 
(48) 99937 9248 – Dilney Carvalho
(48) 99167 0404 – Isaias Bianchi
(48) 98487 9410 – Wilton Pimentel

Fonte: Notícias UFSC