Nas redes sociais, o Inep anunciou que apenas mensagens enviadas até as 10h desta segunda-feira serão analisadas
O governo deixou de receber reclamações de participantes sobre as notas do Enem 2019. Nas redes sociais, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) anunciou que apenas mensagens enviadas até as 10h desta segunda-feira (20) serão analisadas.
O novo prazo contradiz promessa do presidente do Inep, Alexandre Lopes, feita no sábado (18), quando o governo confirmou que candidatos receberam as notas erradas do Enem. Lopes havia afirmado que todas as reclamações encaminhadas até segunda, sem limite de horário, seriam analisadas. Dessa forma, o governo Bolsonaro pode deixar de analisar casos com inconsistências na nota.
Segundo o Inep, o prazo irá expirar para que a equipe técnica tenha “tempo hábil de fazer toda a conferência necessária até o fim do dia, quando os resultados finais serão divulgados”.
O governo corre para tentar evitar estrago maior com a falha no Enem insiste em manter a data de abertura das inscrições do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), prevista para terça-feira (21).
Já se sabe que os erros identificados nas notas não são limitados às provas do segundo dia, como também havia sido divulgado no sábado pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub. O governo já identificou problemas nas provas do primeiro dia e ampliou o escopo de análise.
No sábado, o governo trabalhava com a informação de que os erros poderiam alcançar até 1% dos participantes, o que representaria cerca de 39 mil pessoas. Não há informações se esse novo escopo de análise vai aumentar essa expectativa.
Leia na íntegra: Folha