“Confere UFSC” vai averiguar notícias sobre a universidade e identificar se são verdadeiras ou falsas
Novo projeto da Agência de Comunicação (AGECOM), o Confere UFSC tem o objetivo de checar a veracidade das informações divulgadas sobre a UFSC em jornais, revistas, rádios, programas de TV e na internet.
Após a análise, o conteúdo será classificado como CONFERE, quando a informação está comprovadamente correta, CONFERE, MAS quando a informação está correta, mas o leitor merece mais explicações e NÃO CONFERE quando a informação está comprovadamente incorreta.
A primeira checagem do projeto, divulgada na semana passada, teve como pauta o prédio do Centro de Convivência da UFSC que, segundo notícias divulgadas das redes sociais, estaria sendo vandalizado pelos estudantes em greve. A informação NÃO CONFERE!
Segundo apuração do Confere UFSC, os estudantes ocuparam o prédio depois de deflagrarem greve no dia 10 de setembro e fizeram um mutirão de limpeza para concentrar as atividades de mobilização. As fotos que circulam com lixo na entrada do prédio representam o resultado da limpeza feita pelos estudantes.
Confira a primeira checagem do Confere UFSC
Leia sobre a metodologia do projeto aqui