Paralisação foi decidida ontem (10) em Assembleia Estudantil e segue por tempo indeterminadod+ a carta do DCE será entregue hoje à reitoria
O Diretório Central dos Estudantes (DCE) Luís Travassos divulgou a Carta de Deflagração de Greve que oficializa a adesão de Greve Geral dos estudantes da UFSC e expõem os motivos da mobilização.
Em Assembleia Estudantil realizada ontem (10) em frente à reitoria, mais de mil alunos votaram por unanimidade a favor da paralisação das atividades em forma de protesto contra os recentes cortes do governo federal.
O documento destaca o bloqueio de recursos que impacta diretamente o funcionamento da universidade. Noventa e cinco terceirizados foram demitidos, diversos eventos cancelados, como a SEPEX, além do cortes de bolsas de pesquisa.
Os estudantes defendem a recomposição completa do orçamento da UFSC, são contra os cortes de orçamento do MEC para 2020 e defendem o pagamento das bolsas do CNPq e da Capes. Além disso, rejeitam o Future-se e apoiam à ocupação na UFFS, após Bolsonaro desrespeitar a consulta universitária e nomear um interventor como reitor da instituição. Dentre outros encaminhamentos debatidos na reunião de ontem, ainda estão a construção de uma Greve Nacional da Educação e mobilização contra o governo Bolsonaro.
A Carta também pede compreensão dos professores para que não prejudiquem os estudantes em greve e convida os docentes para participarem das atividades que estão sendo desenvolvidas em diversos centros da universidade.
Leia a carta na íntegra neste link