Quatro doutores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foram vencedores do Prêmio Capes de Tese 2019, que seleciona anualmente a melhor tese para cada uma das 49 Áreas do Conhecimento reconhecidas no país.
Para a 14ª edição do Prêmio, foram selecionadas teses defendidas em 2018, considerando a análise das comissões avaliadoras de cada área, a partir de critérios como originalidade do trabalho e sua relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação.
Os vencedores desta edição com vínculo com a UFSC foram, na Área de Direito, Kamila Guimarães de Moraes, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Direito (PPDG), orientada por José Rubens Morato Leite e coorientada por Melissa Ely Melod+ na Área de Enfermagem, Camila Rosalia Antunes Baccin, doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnf) e orientada por Grace Teresinha Marcon Dal Sassod+ na Área de Engenharias I (Engenharia Ambiental), premiou Dámaris Núñez Gómez, do Programa de Pós-graduação em Engenharia Ambiental (PPGEA), orientada por María Ángeles Lobo Recio e com coorientação de Flávio Rubens Lapollid+ e o quarto agraciado foi Gustavo Meneghetti, doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (PPGSS) e orientado por Simone Sobral Sampaio.
A cerimônia do Prêmio CAPES de Tese 2019, organizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), está prevista para o dia 12 de dezembro, em Brasília. Além dos autores das teses selecionadas, são também premiados seus orientadores, coorientadores e o Programa de Pós-Graduação no qual foi defendido o trabalho.
Os 49 premiados ainda concorrem ao Grande Prêmio Capes de Tese, que seleciona um vencedor para cada um dos seguintes colégios de avaliação: Humanidades, Ciências da Vida e Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar. As teses vencedores do Grande Prêmio serão conhecidas em novembro.
Menções honrosas
Além de premiar a melhor tese em cada Área, o Prêmio Capes de Tese pode agraciar até dois trabalhos em cada Área do conhecimento com uma Menção Honrosa. Nesta edição, a UFSC recebeu quatro menções honrosas.
Os pesquisadores selecionados foram Argus Cezar da Rocha Neto (Biotecnologia e Biociências)d+ Andreza Martins (Interdisciplinar em Ciências Humanas)d+ Daniela Barbieri Hauschild (Nutrição)d+ e Moisés Angel Poli (Aquicultura).
As informações são da Agecom