SBPC leverá ao Congresso abaixo assinado em defesa do Conselho, que já alcança quase 1 milhão de assinaturas
A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados realiza hoje uma audiência pública para discutir a situação do orçamento do CNPq. Assista aqui.
Na ocasião, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e as entidades que fazem parte da Iniciativa para a Ciência e Tecnologia no Parlamento (ICTP.br) vão levar ao Congresso abaixo-assinado em defesa do CNPq, que já conta com quase 1 milhão de assinaturas. O documento será entregue ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP).
Lançado no dia 13 de agosto, o documento, que já tem quase 1 milhão de assinaturas, recebeu o apoio de mais de 100 entidades científicas de todo o País, além de personalidades de destaque em várias áreas.
“O abaixo-assinado é uma expressão clara do apoio de parcela significativa da população brasileira, em particular bolsistas, pesquisadores, professores, gestores e de todos os que se importam com o futuro da Ciência e a Tecnologia”, afirmou o presidente da SBPC, Ildeu de Castro Moreira.
Moreira e demais representantes da ICTP.br pretendem manter um diálogo com deputados de todos os partidos sobre a importância de se resolver com urgência a questão do desmonte do CNPq e o risco iminente de 85 mil pesquisadores ficarem sem bolsas a partir de setembro por conta dos cortes orçamentários.
Leia mais: Jornal da Ciência