Em nota, entidades alertam a sociedade para a “política deliberada de desconstrução da capacidade do Estado brasileiro de produzir dados com independência, rigor e transparência”
O Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior – Andes e outras 11 entidades publicaram uma nota conjunta nesta segunda-feira (26) contra a postura agressiva do governo federal em relação às instituições federais de pesquisa e produção de conhecimento.
O documento cita as instituições que foram alvo de críticas sem fundamento técnico, asfixia orçamentária e censura nas divulgações dedados, nos últimos meses, entre as quais o IBGE, o INPE, a Fiocruz e as universidades federais brasileiras. Entre as associações e sindicatos que assinam o documento estão as associações de servidores do CNPq, daCapes, do Inep, do BNDES e do IPEA.
Confira a nota na íntegra:
GOVERNO HOSTILIZA INSTITUIÇÕES PRODUTORAS DE INFORMAÇÃO
E CONHECIMENTO
O ano de 2019 vem sendo marcado até aqui por uma postura agressiva do governo
federal em relação às próprias instituições federais de pesquisa e produção de
conhecimento. INPE, IBGE, INEP, Fiocruz, Universidades, entre outros órgãos de calúnias, asfixia orçamentária, censura nas divulgações, cerceamento da autonomia técnica, substituição de funcionários de carreira por indicados, e até tentativa de violação do sigilo de dados individuais, promovidos por funcionários do governo, incluindo ministros e o próprio presidente. As agressões sofridas por essas instituições não são desconexas. Pelo contrário. Indicam uma política deliberada de desconstrução da capacidade do Estado brasileiro de produzir dados com independência, rigor e transparência. Não à toa, podemos chamar de colapso civilizatório o momento situacional que o país atravessa. Tal colapso não diz respeito apenas ao desprezo com que vêm sendo tratados os valores republicanos, ligados às virtudes cívicas da busca pelo interesse geral do país sociedade acumulou de demandas de desenvolvimento do país. Essa situação crítica merece atenção de toda a sociedade. É em defesa das estatísticas públicas e da produção de informações e de conhecimento científico – pilares da formulação e gestão das políticas públicas e do próprio funcionamento de um regime AFBNDES – Associação dos Funcionários do BNDES AFIPEA – Associação dos Funcionários do IPEA AFIN – Associação dos Empregados da FINEP ANDES –Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior ASCAPES – Associação dos Servidores da Fundação CAPES ASCON – Associação dos Servidores do CNPq ASFOC SN – Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Fundação Oswaldo Cruz ASIBAMA-RJ – Associação dos Servidores Federais da Área Ambiental no Estado do Rio de Janeiro ASSIBGE-SN – Sindicato Nacional ASSINEP – Associação dos Servidores do INEP FÓRUM DE CET – Fórum de Ciência e Tecnologia SINDCT – Sindicato Nacional dos Servidores Públicos Federais na Área de Ciência e Tecnologia do Setor Aeroespacial SINDGCT – Sindicato Nacional dos Servidores Públicos Federais da Carreira de Gestão, Planejamento e Infraestrutura Brasília, 26 de Agosto de 2019
,10
,10< o bem comum das pessoas, e democráticos, relacionados à participação e deliberação
,10>a sociedade na vida política. Trata-se, ainda, das nefastas consequências do desmonte
,10>o Estado em providenciar respostas às necessidades da população, bem como ao que a
,10>emocrático – que as Associações e Sindicatos abaixo assinados continuarão lutando!