Ministro diz que aumento de arrecadação pode viabilizar liberação de recursos
No mesmo dia em que milhares de estudantes foram às ruas em defesa do ensino superior público no país, o Ministro da Educação sinalizou que pode desbloquear o orçamento das universidades. A informação é da deputada Margarida Salomão (PT-MG), que gravou um vídeo, ontem, após participar de uma reunião com Abraham Weintraub, deputados, senadores, representantes da Andifes e da SBPC.
Weintraub justificou que o descontingenciamento foi possível devido a um aumento de arrecadação para o mês de setembro somado ao recebimento de dividendos. Não citou, porém, que o governo usou o bloqueio de verbas como moeda de troca para aprovar a Reforma da Previdência.
De acordo com Margarida Salomão, Weintraub afirmou durante o encontro que as universidades são caras e que vai colocar os números da educação na mesa. Para ela, é importante que ele faça isso para que a questão seja discutida com materialidade, e não apenas com base em preconceitos.
Também participaram da reunião os reitores Marcelo Turini (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul) e João Carlos Salles (Universidade Federal da Bahia), Gustavo Balduíno, secretário executivo da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), e Ildeu Moreira, presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).
Saiba mais em: Ministério da Educação, Observatório do Conhecimento