SBPC pede que ministros valorizem dados e informações científicas

Moção foi encaminhada ontem  a ministros e legisladores, entre eles o ministros da Ciencia, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes

 

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) encaminhou ontem (12)  a moção sobre “A importância da valorização dos dados e informações científicas para as políticas públicas”. Aprovado por unanimidades pela Assembleia Geral de Sócios da entidade o documento foi enviado aos ministros da Ciencia, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontesd+ do Meio Ambiente, Ricardo Sallesd+ da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristinad+ e aos presidentes das Comissões de ciência e tecnologia no Senado e na Câmara dos Deputados, respectivamente, o senador Vanderlan Cardoso e o deputado Félix Mendonça. As informações são do Jornal da Ciência.

No documento, a SBPC argumenta que embora o Brasil possua instituições e cientistas de renome mundial, que desenvolvem estudos de grande valor para a geração de novos conhecimentos, produtos e serviços, assim como para o apoio à definição e execução de políticas públicas, nem sempre os dados e informações produzidos, em sua maior parte, com recursos públicos, são utilizados pelas instâncias de decisão.

“Quem deveria ser o principal incentivador e usuário das informações científicas produzidas pelo Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia do País, o governo brasileiro, não tem se beneficiado adequadamente de tais dados para aprimoramento das políticas públicas e para a execução mais eficiente de seus programas”, diz o texto da moção.

“Isto valorizaria, inclusive, o retorno dos investimentos públicos efetuados para ciência, tecnologia e inovação. A desconsideração, e mesmo o desprezo, em relação ao conhecimento científico produzido, pode ter implicações sérias sobre a qualidade de vida dos brasileiros e dificultar a recuperação econômica do País”, alerta o documento.

 

Leia a moção na íntegra neste link.