Documento enviado ao MEC cobra discussão ampla e aprofundada do programa federal
A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) encaminhou hoje (5), ao Ministro da Educação, Abraham Weintraub, a moção “Por uma discussão ampla e profunda do projeto Future-se”, aprovada na Assembleia Geral Ordinária de Sócios da SBPC, que aconteceu no dia 25 de julho, durante sua 71ª Reunião Anual.
O documento também foi encaminhado ao secretário da SESu/MEC, Arnaldo Barbosa de Lima Júnior, ao presidente da Andifes, João Carlos Salles, e aos presidentes da Comissão de Educação da Câmara, deputado Pedro Oliveira Cunha Lima, da Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal, senador Dário Berger, e da Frente Parlamentar Mista da Educação, deputada Dorinha Seabra.
Na moção, a SBPC solicita a extensão de, pelo menos, três meses no prazo para Consulta Pública sobre o programa Future-se.
“O Programa Future-se, proposto recentemente pelo MEC, foi apresentado num momento crítico da vida financeira das Universidades Federais, asfixiadas por contingenciamento de 30% sobre um orçamento congelado com o valor do ano de 2016. Sua eventual implantação dificilmente resolverá o grave problema do financiamento, no curto ou médio prazo, que já ameaça o funcionamento dessas instituições. É imperiosa uma discussão ampla e aprofundada deste programa”, afirma a entidade no documento.
Confira aqui a moção na íntegra aqui.
As informações são do Jornal da Ciência