O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Marcos Pontes, afirmou na última sexta-feira, em visita a Campo Grande (MS) que a questão dos repasses para o CNPq é emergencial e será resolvida ainda em julho: “Isso tem que ser resolvido ainda este mês. Já tenho falado sobre o CNPq há algum tempo e isso tem que ser feito agora, eu não posso deixar 70 mil bolsistas sem receber de setembro para a frente. O presidente está se esforçando e eu vou reforçar essa semana, terei um encontro com ele e o Paulo Guedes [ministro da economia]”, disse Pontes.
“Onde o contingenciamento ‘pega’ para mim é sobre os nossos laboratórios, o que é feito ali dentro, o que é feito na CAPES [Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior] que cuida da pós-graduação e que de certa forma está ligada à CNPq que trata de pesquisas. […] O que está me preocupando muito agora é que existem outros assuntos para cuidar, estou focado na questão do CNPq neste momento.”
O ministro chegou no meio da manhã à UFMS e falou às crianças que estavam visitando os stands sobre sua carreira como o primeiro astronauta brasileiro a ir para o espaço. No teatro da Universidade, Pontes foi recebido pelos estudantes sob aplausos e vaias. Alguns seguravam cartazes dizendo “Não vai ter corte, vai ter luta”.
Leia Mais: G1