UFSC suspende financiamento de visitas técnicas, científicas e culturais

Suspensão por prazo indeterminado é resultado do contingenciamento de recursos na universidade

O Departamento de Assuntos Estudantis da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (DeAE/PRAE) da UFSC suspendeu, na quarta-feira (03), a análise de pedidos para o Programa Institucional de Apoio a Viagens de Estudo na modalidade de visitas técnicas, científicas ou culturais.

A suspensão, de prazo indeterminado, é referente aos pedidos do segundo semestre de 2019 e acontece em razão do contingenciamento e dos bloqueios orçamentários impostos à UFSC.

Na prática, a suspensão atinge as viagens que eram realizadas por meio de empresa terceirizada e não constam como obrigatórias no currículo. “Por exemplo, se uma turma de engenharia de alimentos decide fazer uma visita técnica a uma indústria em Pomerode, nós não vamos mais poder ajudar. Ou então, um professor decide levar os alunos para um evento na universidade do Paraná ou para uma visita”, explica o coordenador administrativo do Departamento de Assuntos Estudantis, Hugo Leonardo Tuckumantel.

Não foram afetadas pela suspensão aulas de campos de disciplinas obrigatórias de cursos como Geografia e Arquitetura, que são realizadas com os ônibus da frota universitária.  

Caso os recursos necessários sejam liberados, será reavaliada a possibilidade de atendimento e realização do programa. A medida foi informada às direções de centro e campi, coordenações de curso, chefias de departamento e demais professores por meio de oficio encaminhado pelo DeAE.  

 

O programa

O Programa Institucional de Apoio a Viagens de Estudo fornece, desde 2015, deslocamento e auxílio financeiro para alojamento e alimentação aos estudantes e professores que estejam em viagens de estudos. Para participar da seleção, essas viagens devem estar previstas nos planos de ensino do professor.

Enquadram-se no programa aulas de campo e visitas técnicas, científicas ou culturais como visitas ou viagens cujo fim é proporcionar experiências de aprendizagem que visem ao enriquecimento dos conteúdos disciplinares ministrados.

Carol Gómez