Lançado documentário que conta história política da SBPC

“Eppur si Muove” é parte de uma pesquisa de doutorado realizada na UFSC pelo professor Jorge Nogared, da Unisul, e reúne narrativas pessoais e imagens da 70ª Reunião Anual da SBPC, em Maceió

 

O documentário “Eppur si Muove” procura estabelecer a relação entre a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e as políticas de Ciência e de divulgação científica, a partir de narrativas pessoais e imagens da 70ª Reunião Anual da SBPC, realizada na cidade de Maceió em 2018.

O documentário foi idealizado como um dos elementos da Tese de Doutoramento do professor Jorge Alexandre Nogared Cardoso (Unisul/SC), sob orientação da professora doutora Araci Hack Catapan, do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A pesquisa realizada tratou de narrativas pessoais de participantes das Reuniões Anuais da SBPC, seja como organizadores ou público visitante.

Para a realização do documentário, o professor Jorge Alexandre contou com os trabalhos de dois estudantes de Cinema da UFSC. Fotografia, trilha sonora e edição foram desenvolvidas pelo acadêmico Italo Zaccaron. Também na edição e na direção esteve à frente o acadêmico Helvécio Hellich.

Saiba mais sobre o documentário: Jornal da Ciência