Saída de Francisco Vieira Garonce já era esperada desde final de maio após confusão no Encceja
Foi exonerado hoje (5) o Diretor de Avaliação da Educação Básica do Inep Francisco Vieira Garonce. A área é responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio ( Enem ). A exoneração já era esperada desde o dia 21 de maio , quando uma quebra no protocolo de segurança do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos ( Encceja ) foi detectada. A exoneração tem data retroativa a 22 de maio.
Segundo O GLOBO apurou, Garonce teria sido um dos envolvidos na violação do protocolo de segurança do instituito. Em maio, durante a entrega das provas do Encceja na gráfica que imprimiria o exame, em São Paulo, uma servidora que viajou de Brasília com a mídia digital contendo a prova, para abri-la quando estivesse dentro da sala-cofre da gráfica, esqueceu-se da senha, que havia memorizado.
Na ocasião, ela ligou, então, para o Inep. Um de seus chefes, que seria Garonce, entrou na sala de segurança para pegar a senha novamente e repassá-la por telefone, violando o protocolo da instituição para garantir o sigilo das provas. O procedimento correto seria gravar a avaliação em outra mídia e criar uma nova senha, reenviando ambas à gráfica.
Garonce assumiu o cargo no final de abril após ser indicado pelo então presidente do Inep, Elmer Coelho Vicenzi , que também já saiu do cargo. Ambos atuavam no Denatran antes de assumir cargos no Inep.