Diretor de Avaliação da Educação Básica do Inep é exonerado

A diretoria é responsável pelo Enem, Encceja e outras avaliações nacionais

 

 

O diretor de Avaliação da Educação Básica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Francisco Vieira Garonce, foi exonerado nesta quarta-feira (5). A diretoria é responsável, entre outras atribuições, pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que neste ano teve 5 milhões de inscritos confirmados.  A exoneração de Garonce está no Diário Oficial desta quarta, mas traz uma data retroativa: 22 de maio.

 

Com isso, Garonce, que havia sido anunciado para a diretoria no dia 17 de abril, ficou pouco mais de um mês no posto. Antes dele assumir, a diretoria já estava sem comando desde o dia 27 de março, quando Paulo César Teixeira pediu demissão. Antes de assumir o cargo no Inep, Francisco era coordenador-geral de educação para o trânsito do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). De acordo com o jornal O Globo, Garonce havia sido convidado para o posto pelo então presidente do Inep, Elmer Vicenzi, que também já saiu do cargo.

 

 

Após falha na segurança, Encceja acontecerá normalmente

 

O Ministério da Educação (MEC) informou na terça-feira (4) que conseguiu trocar as questões do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) e garantiu sua aplicação neste ano após uma falha de segurança ter colocado em dúvida a realização da prova. 

Segundo o presidente do Inep, Alexandre Lopes, houve tempo de produzir uma nova prova, com itens inéditos.  “O problema foi superado. Enviamos uma nova prova dentro dos padrões estabelecidos pelo Inep”, disse.

 

O exame também é de responsabilidade da diretoria de Avaliação da Educação Básica do Inep e dois servidores, cujo nomes o  MEC não informou, foram exonerados por causa do episódio.

 

 

Leia mais: G1 e Zero Hora