Capes bloqueia mais 2,7 mil bolsas de pesquisa

Cancelamento atinge programas com nota 3d+ UFSC ainda não foi informada dos cortes 

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) anunciou nesta terça-feira (04) o bloqueio de mais de 2.724 bolsas de mestrado e doutorado no país. As bolsas canceladas seriam destinadas para programas de pós-graduação que foram avaliados com nota 3 (regular) consecutivamente, ou que caíram de nota 4 (bom) para 3.

A UFSC ainda não recebeu comunicado sobre novos cortes, mas segundo Juarez Vieira do Nascimento, superintendente de Pós-Graduação da UFSC, a instituição deve ser avisada ao longo da semana.

A Capes justificou o bloqueio dizendo que são medidas “necessárias” após o contingenciamento de R$ 5,8 bi no orçamento do Ministério da Educação (MEC). É o segundo corte do ano em bolsas de mestrado e doutorado: em maio, cerca de 3.500 auxílios foram suspensos. O órgão voltou atrás em 1,2 mil bolsas para programas de excelência, aqueles com conceito 6 e 7.

No corte de hoje, foram suspensas 2.331 bolsas de mestrado, 335 de doutorado e 58 de pós-doutorado. Segundo a Capes, o congelamento não afetará nenhum bolsista que atualmente recebe o benefício, porém muitas das bolsas que o governo considera ociosas já têm destino, uma vez que é frequente que estudantes iniciem seus projetos de pesquisa sem auxílio nenhum.

Leia mais: Estadão

V.L.