Primeira mulher reitora da UFRJ afirma que ‘o ministro precisa dar as mãos para a educação’

Eleita em abril pela comunidade acadêmica, Denise Pires de Carvalho aguardava a nomeação oficial, publicada hoje (3) no Diário Oficial da União

Em entrevista ao jornal O Globo, Denise Pires de Carvalho, a nova reitora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) afirmou que vai lutar pelo desbloqueio de verbas e afirmou que o ministro da Educação, Abraham Weintraub, precisa “abrir o diálogo com a área educacional do país”.

Durante a conversa, Denise também disse que deve se encontrar ainda nesta semana com representantes do Ministério da Educação (MEC) para falar sobre os projetos de reconstrução do Museu Nacional, que, no momento, enfrenta um contingenciamento de cerca de R$12 milhões oriundos de uma emenda parlamentar.

A nova reitora também defendeu a gratuidade das universidades públicas e disse que os cursos de humanas, “base das construções das universidades no mundo”, devem ser fortalecidos. 

Eleita em primeiro turno na consulta à comunidade acadêmica, em abril, Denise disse que temeu não ser nomeada, mas que ficou “honrada” com a atitude do presidente, Jair Bolsonaro, de confirmar o resultado das urnas da UFRJ. Professora titular do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da UFRJ, Denise vai liderar uma comunidade de 4 mil docentes e de 67 mil estudantes de graduação, pós-graduação e ensino a distância.

A pesquisadora entrou para a graduação em medicina na UFRJ em 1982. Era o início de uma vida dedicada à universidade. Formada em 1987, ela concluiu o mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) na mesma instituição em 1989. Em 1994, conquistou o título de doutora, também em Ciências Biológicas, pela UFRJ. Concluiu o pós-doutorado no Hôpital de Bicêtre, Unité Tiroïde, Paris, em 1995, e na Universitá Degli Studi di Napoli, Nápoles, em 2006.

Hoje, ela atua como docente nos cursos de graduação da área da saúde e como orientadora nos Programas de Pós-graduação em Ciências Biológicas-Fisiologia e Endocrinologia da UFRJ.

Leia a entrevista na íntegra: O Globo

Conheça a trajetória da reitora: Jornal do Brasil


C.G./L.L.