Após falência da primeira empresa, o Inep conseguiu dispensa de certame para contratar a Valid Soluções S.A.d+ falha de segurança em prova do Encceja leva Inep a demitir dois funcionários
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) não precisará abrir uma nova licitação para selecionar a gráfica que fará os serviços para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Após a primeira contratada, a RR Donnelley, decretar falência em abril deste ano, a empresa substituta será a Valid Soluções S.A., pelo valor global de R$ 151,7 milhões, segundo publicação no Diário Oficial da União desta terça-feira (21).
A gráfica será responsável pela diagramação, manuseio, embalagem, impressão, rotulagem e entrega dos cadernos de provas para os Correios. As etapas devem ocorrer em condições especiais de segurança e em sigilo.
A empresa já tinha sido escolhida neste ano para imprimir as provas do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Este grupo de provas é objeto do contrato nº 05/2019, pelo qual o Inep vai desembolsar R$ 143,1 milhões.
Inep demite funcionários por quebra de segurança
O órgão do MEC também exonerou na terça-feira (21) dois funcionários após falha de segurança em prova do Encceja.
O problema ocorreu na entrega das provas do Exame para a gráfica, que fica em São Paulo. Segundo o Inep, as inscrições estão mantidas até o dia 31 de maio, mas o órgão não esclareceu se a realização do exame segue prevista para agosto. Mais de 700 mil pessoas já se inscreveram no Encceja.
C.G./L.L.