Ex-reitores visitarão universidades para identificar dificuldades
Diversas entidades ligadas à educação superior deram início nesta terça-feira (21) a um Grupo de Trabalho (GT) instituído pelo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, para analisar a situação do ensino superior no Brasil.
Coordenado pelo professor Roberto Salles, ex-reitor da Universidade Federal Fluminense (UFF), o GT vai produzir um relatório que será entregue a Maia a fim de “embasar a discussão de políticas públicas de educação superior” explica Flávio Alves, tesoureiro da Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico (Proifes), que esteve na reunião.
Além do Proifes, também fazem parte do grupo a Andifes, o Conifes e a UNE, entre outras entidades representativas.
Como parte dos trabalhos, um grupo de quatro professores, todos ex-reitores de universidades, visitarão instituições ao redor do país para determinar as dificuldades de gestão que enfrentam e sugerir soluções. Além de Salles, que esteve à frente da UFF de 2006 a 2014, farão parte desta comissão Ana Lúcia Gazzola, reitora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) de 2002 a 2006, Eliane Superti, reitora da Universidade Federal do Amapá (Unifap) de 2014 a 2018, e Thompson Fernandes Mariz, reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) de 2002 a 2012.
Já as entidades devem apresentar um documento com propostas para cumprir cada um dos quatro objetivos que o GT deve cumprir: identificar as dificuldades na gestão das universidades, identificar os obstáculos para a permanência de estudantes nas instituições, analisar a relação do ensino superior com o ensino básico, e sugerir soluções para os problemas encontrados.
Para Alves, o grupo “é uma ferramenta importante para o debate nesse momento”.
V.L.