Corte de recursos em universidades chega a 52%

Dos R$ 5,7 bilhões de recursos bloqueados no orçamento do MEC deste ano, R$ 2 bilhões foram cortados das universidades federais. Embora o Ministério tenha divulgado um corte linear de 30% em todas as instituições, dados obtidos pelo jornal Valor Econômico com a Secretaria de Orçamento Federal (SOF) mostram diferentes porcentuais de bloqueio: varia de 12,79%, na Universidade Federal do Amapá, até 52,46%, na Universidade Federal do Sul da Bahia.

O corte realizado nas dotações das universidades correspondeu a 35,9% da redução total realizada nas despesas do Ministério da Educação, mostrando que o governo escolheu as verbas destinadas ao ensino superior como o principal alvo do contingenciamento. 

 

Veja o detalhamento na tabela. O “autorizado” é o valor previsto inicialmente para cada instituição. O “Bloqueado RP2 e RP3” é o montante contingenciado. Esse é um código identificador usado no orçamento para designar despesas que não são obrigatórias e, portanto, pode ser cortadas. Na última coluna, está o porcentual do bloqueio. 

V.C. / N.O.