MEC anuncia que vai avaliar alfabetização por amostra

Governo recuou de eliminar por completo a Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) e decidiu fazer a pesquisa de forma reduzida

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, vai anunciar nesta quinta-feira (2) que o MEC realizará uma pesquisa por amostragem para medir a alfabetização de crianças no país. A informação é do jornal Estado de S. Paulo. A Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) havia sido cancelada por completo pelo ministro anterior, Ricardo Vélez Rodríguez. Porém, depois de repercussão negativa, o governo voltou atrás.

O episódio causou a demissão de Marcos Vinícius Rodrigues, então presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela prova. O cargo é ocupado hoje pelo delegado da Polícia Federal Elmer Vicenzi.

A última ANA, realizada em 2016, incluiu todas as crianças do 3º ano do fundamental e testou conhecimentos em leitura, escrita e matemática. Agora, haverá uma amostra entre estudantes de escolas públicas e privadas do 2º ano.

Os resultados da última prova mostraram que mais de 50% dos alunos não têm desempenho suficiente em leitura e escrita.

O Brasil está no 55º lugar de 70 no Pisa, o principal ranking de educação básica do mundo. Segundo o estudo, realizado em 2018, 61% dos estudantes brasileiros não conseguem chegar ao fim da prova. Na Colômbia, esse índice é de 18%.

Leia mais: Estadão


V.L./L.L.