Nota lançada defende autonomia universitária e se coloca contra os ataques de Bolsonaro
O Observatório do Conhecimento, rede de associações de professores universitários de todo o Brasil, divulgou uma nota hoje (26) em defesa da autonomia universitária e contra os ataques do presidente Jair Bolsonaro, que defendeu no Twitter “descentralizar os investimentos“ das faculdades de filosofia e sociologia, com o objetivo de focar em “áreas que gerem retorno imediato ao contribuinte”. Bolsonaro citou “veterinária, engenharia e medicina” como áreas prioritárias da medida que estaria sendo estudada pelo ministro da educação, Abraham Weintraub.
O Ministro da Educação @abrahamWeinT estuda descentralizar investimento em faculdades de filosofia e sociologia (humanas). Alunos já matriculados não serão afetados. O objetivo é focar em áreas que gerem retorno imediato ao contribuinte, como: veterinária, engenharia e medicina.
Emdashd+ Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) 26 de abril de 2019
““Não há nação desenvolvida no mundo que não possua forte investimento em campos de estudo como os da Filosofia e Sociologia. São estes que permitem estruturar o desenvolvimento de um país, formulando as estratégias para o crescimento econômico e atenção à população. Ao atacar as humanidades, o pensamento estratégico, Bolsonaro acaba por nos condenar à miséria, econômica e intelectual, nos relegar à escuridão da ignorância”, diz a nota publicada.
Leia na íntegra: Observatório do Conhecimento