Gráfica acusa servidores do Inep de favorecer empresa concorrente

Segundo denúncia apresentada à Polícia Federal, dois servidores do Inep teriam ajudado a gráfica Valid S.A. a vencer contrato de R$ 143 milhões para impressão das provasd+ a empresa nega e o Inep investiga

 

A Gráfica Plural protocolou uma denúncia na Polícia Federal (PF) que envolve servidores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em um suposto esquema de fraude à licitação, informa o jornal O Globo.

 

A Gráfica Plural, derrotada em um pregão recente para imprimir avaliações sob a alçada no Inep, conta que recebeu de um funcionário da própria empresa vencedora da licitação as informações sobre a atuação de pelo menos dois integrantes da autarquia para favorecer a Valid. S.A.. O valor do contrato é de R$ 143 milhões.  

 

Em gravações transcritas entregues em pen drive à polícia, segundo a denúncia obtida pelo O GLOBO, esse funcionário da gráfica relata que dois servidores do Inep teriam atuado com a Valid S.A. para garantir que a empresa passaria por todas as diligências necessárias no processo de seleção pública, como a inspeção de segurança e de produção, feitas em março.

 

A Valid S.A., especializada em segurança digital e física, nega as acusações. Em nota, a empresa afirmou que as gravações enviadas pela Plural à PF são anônimas, que possui duas fábricas para a impressão de provas “com todos os requisitos de segurança” exigidos para a atividade, tendo investido em maquinário trazido do exterior, e que cumpriu todas os requisitos do edital.

 

O  Inep informou, em nota, que investiga a conduta dos funcionários da autarquia citados por meio de uma “sindicância investigativa”. “Foi instalado o Processo Administrativo para apurar internamente, no âmbito do Inep, as denúncias quanto a esses servidores e os resultados serão comunicados aos órgãos competentes para as providências cabíveis, caso necessárias”, informa a nota.

Leia mais: O Globo