“A Finep é o principal braço financeiro público da ciência brasileira, vital para o país”, destacou o engenheiro Marcelo Bortolini ao tomar posse como diretor científico
O Conselho de Administração da Finep deu posse, na última quinta-feira (18), aos novos diretores de Desenvolvimento Científico-Tecnológico (DRCT), o engenheiro Marcelo Bortolini, e de Planejamento e Gestão de Riscos (DPLR), Alberto Dantas, também engenheiro.
Com ampla carreira construída no IME (Instituto Militar de Engenharia), Marcelo Bortolini vai substituir Wanderley de Souza que, além de diretor, presidiu a Finep entre novembro de 2015 e setembro de 2016.
Álvaro Prata, presidente do Conselho de Administração da companhia, ressaltou os bons resultados alcançados por Wanderley, no sentido de “promover ações de aproximação cada vez mais refinadas entre a Finep e as universidades e Institutos”.
“Sou um pesquisador, é o que me motiva, o que eu mais amo. Já liderei projetos apoiados pela Finep. E assumo a diretoria que é um dos pilares da financiadora, operando o FNDCT (Fundo Nacional do Desenvolvimento Científico-Tecnológico), fundamental para a infraestrutura científico-tecnológica brasileira. A Finep é o principal braço financeiro público da ciência brasileira, vital para o país”, disse Bortolini ao tomar posse.
Já o engenheiro Alberto Dantas vai substituir Márcio Girão, que também teve o trabalho elogiado pelo Conselho. “Ciência, tecnologia e inovação são as bases de países fortes, com economia produtiva. A financiadora tem missão fundamental para desenvolver o Brasil. Quero que a nossa equipe – e a diferença entre grupo e equipe está no fato de que esta última é formada por pessoas que se ajudam – também ajudem o país rumo ao amplo crescimento em matéria de conteúdo local e competitividade”, disse Dantas.
Confira: Finep