Depois da primeira etapa (presencial) da Assembleia Geral Extraordinária que reuniu 95 filiados no Auditório da Reitoria para discutir a filiação ou não da Apufsc a uma entidade nacional, além de filiados que participaram nas sedes do interior, começa às 17h desta terça-feira (23), a segunda etapa: a votação online que vai definir os rumos do sindicato. Na tarde desta segunda-feira, os professores defenderam suas posições em relação à vinculação nacional e depois definiram a redação da cédula eleitoral que será usada nesse processo. A votação online começa às 17h desta terça-feira (23) e vai até as 17h de sexta (26).
Uma comissão eleitoral constituída na Assembleia vai se reunir às 13h desta terça para encaminhar o processo de votação eletrônica, quando a cédula será incluída no sistema. Integram a comissão os professores Rose Elaine Waltrick, Luiz Gonzaga de Souza Fonseca e Viviane Maria Heberle.
Ficou definido que os professores vão responder a duas questões. Primeiro, se o sindicato permanece sem nenhuma relação com as entidades nacionais ou se estabelece algum tipo de relação com elas. Na segunda questão, o professor definirá se a relação será apenas política ou se a Apufsc deve se filiar a uma das entidades sindicais nacionais. Nesse último caso, será necessário a convocação de uma nova Assembleia Extraordinária para deliberar sobre mudanças estatutárias e sobre a qual das duas entidades (Andes ou Proifes) será a filiação.
A orientação para a votação que começa nesta terça é para que os professores não deixem para acessar o sistema na última hora, de modo que tenham tempo hábil para solucionar qualquer problema que possa surgir. Quem estiver com dados desatualizados, por exemplo, pode ter alguma dificuldade para votar.