Deputados cobram informações do MEC sobre Enem

Parlamentares vão enviar  requerimento com 26 perguntas questionando o MEC sobre o Exame Nacional do Ensino Médio

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou na última terça-feira (16) um requerimento com 26 perguntas que serão enviadas ao Ministério da Educação (MEC) sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A partir do recebimento da solicitação, o  MEC terá 30 dias para responder. 

Os parlamentares questionam, entre outras coisas, qual foi o resultado da comissão criada para analisar questões consideradas inadequadas da prova. “Restando menos de sete meses para a data prevista do Enem e pela relevância que o exame tem para mais de cinco milhões de inscritos, o atraso do MEC e do Inep na divulgação dessas informações é fator de intranquilidade para os estudantes e suas famílias”, disse o deputado federal Idilvan Alencar (PDT-CE), autor do pedido, que foi aprovado por unanimidade na comissão.

No requerimento dos deputados, há questionamentos ainda sobre o que será feito com os itens (como são chamadas as questões) que não forem utilizados por decisão da comissão. “Os itens são sigilosos, mas as justificativas para sua não recomendação não são. Quais as justificativas apresentadas para a não recomendação do item?”, questiona  o documento.

Também foram feitas perguntas a respeito da gráfica que imprimirá o exame e quais as datas limites para que o cronograma não seja atrasado.

Leia mais: O Estado de SP


C.G./L.L.