Os militares serão a única categoria do serviço público autorizada a ter reajuste de salários e benefícios no projeto do Orçamento de 2020. Ao mesmo tempo, o Ministério da Economia barrou reajustes de servidores civis. O projeto orçamentário será enviado ao Congresso na semana que vem.
Essa vantagem concedida aos militares é mais uma ação do governo para garantir que eles tenham uma compensação pela reforma da Previdência. Além do reajuste, o governo também beneficiou as Forças Armadas com a reestruturação da carreira militar, que já está em tramitação no Congresso.
Ao propor esses benefícios para as Forças Armadas, o governo gerou reação do Congresso e foi alvo de uma série de críticas de congressistas, até mesmo no PSL, partido do presidente, que é militar reformado.
O argumento de deputados se sustenta no fato de que os trabalhadores da iniciativa privada e os servidores não terão nenhum tipo de compensação pelas regras mais duras de aposentadoria apresentadas pelo governo.
Para ter validade, o projeto dos militares ainda precisa tramitar e ser aprovado no Congresso. O texto está parado em estágio inicial na Câmara.
Leia Mais: Folha