Pós-graduação da UFSC comemora 50 anos

Universidade homenageou professores fundadores dos programas

A UFSC realizou ontem, 8 de abril, um evento comemorando os 50 anos da implantação da pós-graduação na universidade. Com a presença da diretora de Programas e Bolsas no País da Capes, Zena Martins, a cerimônia homenageou os professores fundadores dos primeiros programas de pós-graduação.

O primeiro deles foi o Programa de Mestrado em Engenharia Mecânica, criado em 1969 por iniciativa do chefe do departamento na época, Caspar Erich Stemmer (1930-2012), que foi reitor de 1976 a 1980. O primeiro coordenador do programa, o professor Raul Valentim, estava presente na cerimônia, e relembrou o processo de criação do mestrado. “Em 50 anos, o avanço foi extraordinário, mas ainda há mais a ser feito”, disse.

O reitor, Ubaldo Cesar Balthazar, compareceu ao evento, e elogiou as conquistas da universidade em tão pouco tempo. “Hoje são 90 programas, 20 deles nota 6 no conceito Capes, e 3, nota 7”, disse, se referindo à escala que a Capes usa para avaliar os programas de pós-graduação no Brasil, de 1 a 7, sendo 1 “Fraco” e 7 “Reconhecido internacionalmente”.

Balthazar também falou das dificuldades enfrentadas pela universidade hoje. “O orçamento da universidade está uma tragédia. Cinco anos atrás, nossos recursos para investimento eram de R$ 35 milhões. Esse ano, serão apenas R$ 5 milhões.”  

V.L. / N.O.