O tenente brigadeiro Ricardo Machado Vieira disse ao Valor Econômico que vai assumir a coordenação de secretarias e autarquias do MEC
O novo secretário-executivo do Ministério da Educação, Ricardo Machado Vieira, falou ao jornal Valor Econômico sobre a situação de Ricardo Vélez Rodríguez como titular da pasta. Ele confirmou que assumirá a coordenação de secretarias e autarquias e levará as questões para que Vélez dê a palavra final. Também negou que o ministro corra algum risco, disse que ele é uma “pessoa brilhante”, mas o objetivo é que “saia do foco”.
Vieira é o quarto nome anunciado para ocupar o cargo conhecido como “número 2” na hierarquia do ministério. Instabilidade que, junto às dezenas de exonerações e trocas de cargo, levantou questionamentos sobre a permanência de Vélez Rodríguez no cargo de ministro da Educação.
Olavistas em Paris
Entre os dias 6 e 14 deste mês, três assessores do Ministério da Educação, da ala ligada ao escritor Olavo de Carvalho, estarão em Paris. Com passagens e diárias pagas com recursos públicos, eles vão participar de eventos classificados como “assuntos laterais”.
A agenda oficial registra, para os nove dias de viagem, um encontro com integrantes da delegação do Brasil na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento (OCDE), participação da sessão da Education Policy Comittee (EDPC) e uma visita à Casa França-Brasil. Procurado pelo Estadão, o MEC não respondeu sobre a razão e os custos da viagem.
Leia mais: Estadão
V.C./L.L.