Dia Nacional de Luta em Defesa da Previdência: Apufsc chama professores para participar nesta sexta-feira (22)

A Apufsc Sindical conclama os professores da UFSC para  participar, nesta sexta-feira (22),  do Dia Nacional de Luta em Defesa da Previdência. Em Florianópolis, o ato será a partir das 17 horas no TICEN, terminal de ônibus do centro de Florianópolis.

Centrais sindicais e movimentos sociais de 126 cidades de todo o país participam deste protesto unificado contra os retrocessos previstos pelo projeto de reforma da previdência em análise na Câmara dos Deputados.

Em Santa Catarina, além da capital, também participam do ato em defesa da previdência: Blumenau, Criciúma, Itajaí, Joinville,  Lages, Laguna, Chapecó e Caçador (confira locais e horários abaixo).

“A Apufsc chama os docentes a se somarem às mobilizações sociais e sindicais para mostrar que também estão descontentes com a proposta de reforma da previdência”, convida Bebeto Marques, presidente da Apufsc Sindical. “Afinal, não haverá nenhuma mudança no projeto de reforma do governo se não houver mobilização, se as pessoas não mostrarem  sua contrariedade em relação a essa proposta”, complementa.

A Apufsc também está se organizando para, por meio do Conselho de Representantes da UFSC, chamar os deputados e senadores catarinenses para que exponham seu posicionamento em relação à reforma da previdência.  “Nossa ideia é convidar os parlamentares do Estado para ouvir seus argumentos e saber quais posições terão em relação à reforma, já que eles é que vão decidir sobre o conteúdo dela no Congresso”, explica Bebeto Marques.

Nesse sentido, ele considera fundamental a atuação da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Previdência Social, lançada na última quarta-feira (20) na Câmara dos Deputados. A Frente vai apresentar uma proposta alternativa ao projeto do governo para a previdência.  

“Fica cada vez mais evidente o teor privatista da reforma, o descuido com o futuro dos trabalhadores e a penalização aos servidores públicos, em especial os docentes universitários. Essa proposta não cobra as dívidas das empresas com a previdência social e coloca nas costas dos trabalhadores o ônus de arcar com os custos. Não há como concordar com o teor desta reforma”, conclui Bebeto Marques.

Sobre o ato em Florianópolis 

A Central Única dos Trabalhadores de Santa Catarina (CUT-SC), em conjunto com a CTB, CSP Conlutas e outras centrais sindicais, participam do ato desta sexta-feira (22) no TICEN. Apesar de outros Estados terem organizado paralisações, como  o Instituto Federal do Paraná (IFPR), em Curitiba, no Paraná, que suspendeu as atividades como forma de protesto, não foram registradas paralisações desse tipo em Santa Catarina.

Nesse momento o objetivo do movimento sindical, segundo a presidente da CUT-SC, Anna Júlia Rodrigues, é “criar pressão para desestabilizar ainda mais o governo Bolsonaro e construir uma greve geral. Assim que a PEC entrar em votação, o país pára”., anuncia. 

Em Florianópolis, a programação inclui panfletagem >iálogo com a população e, dependendo do público, caminhada. “Será um momento de conversar com os trabalhadores e mostrar que, em um momento tão grande de polarização, todos ouçam que estamos lutando por nossos direitos e também os das futuras gerações”, diz Anna Rodrigues. “Do jeito que a proposta está, ninguém vai conseguir se aposentar com dignidade. Exigir 40 anos de contribuição em um momento de cada vez mais informalidade, trabalho intermitente, terceirização, é inaceitável”, avalia. 

Anna Rodrigues também criticou a Medida Provisória (MP) 873/2019, que proibiu a cobrança da contribuição sindical em folha de pagamento, mesmo com consentimento do trabalhador. “É mais um ataque, é uma MP para inviabilizar a nossa luta”, critica.

 

Dia Nacional de Luta em Defesa da Previdência – confira locais e horários dos atos:

Florianópolis: às 17h no Ticen.

Blumenau: às 10h em frente ao INSS

Criciúma: às 13h30 no calçadão da Praça Nereu Ramos

Itajaí: às 16h em frente à Igreja Matriz

Joinville: às 14h na Praça da Bandeira

Lages: às 17h00 no Calçadão Tiago Fiúza de Carvalho

Laguna: às 14h na praça Doutor Paulo Carneiro

Chapecó: planfletagem durante todo o dia

Caçador:  às 10h em frente ao INSS

 


V.L./L.L.