Saiba como pensa Iolene Lima, anunciada como nova secretaria executiva do MEC

Anunciada na última quinta-feira (14) pelo Twitter do Ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, para assumir a Secretaria Executiva do Ministério da Educação (MEC), Iolene Lima, se confirmada, vai ocupar o segundo cargo de maior importância do MEC. Diante do anúncio do ministro, vários veículos da imprensa divulgaram entrevistas concedidas por ela sobre o tema educação nos últimos anos.

A mais emblemática foi a entrevista dada ao programa “Feliz cidade”, conduzido pelo apresentador e pastor Carlito Paes, em que Iolene afirmou que o ensino deveria ser baseado “na palavra de Deus”. Gravada em 2014, esta entrevista voltou a circular nas redes sociais na última semana.

Nesse vídeo, Iolene Lima explica o que seria uma “educação baseada por princípios”, a qual defende:  “É baseada na palavra de Deus, onde a Geografia, a História, a Matemática, vai ser vista sob a ótica de Deus”. Ela complementa que  “numa cosmovisão cristã, o aluno vai aprender que o autor da História é Deus, o realizador da Geografia é Deus. Deus fez as planícies, Deus fez o relevo, Deus fez o clima”. Na mesma entrevista, ela afirma que o maior matemático foi também Deus.

Ao falar do Colégio Inspire, de São José dos Campos, ligado à igreja Batista, do qual  foi diretora, Iolene Lima afirma que o primeiro contato dos alunos com a Matemática, por exemplo, era a partir do livro de Gênesis: “A partir delas (as escrituras) que o professor apresenta o conhecimento formal para o aluno”.

Iolene Lima está comissionada no MEC desde janeiro como diretora de capacitação técnica, pedagógica e de gestão de profissionais na Secretaria de Educação Básica. 

 

Leia mais em O Globo/Exame/Época