A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) vai realizar eleição para reitor em abril deste ano. Conforme destaca o jornal O Globo desta quarta-feira (13), o pleito na UFRJ será referência de como será a relação do atual governo com as universidades federais, especialmente no que se refere à escolha dos reitores e à autonomia universitária.
Segundo levantamento da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), até o final deste ano o presidente Jair Bolsonaro poderá indicar no mínimo 11 reitores. Bolsonaro já anunciou que pode nomear reitores que não sejam os primeiros colocados nas eleições feitas em cada universidade por meio da lista tríplice.
Três chapas estão inscritas para concorrer à Reitoria da UFRJ. Os candidatos são: Denise Pires de Carvalho, da chapa “UFRJ vai ser diferente”d+ Oscar Mattos, da chapa “Universidade e diversidade pela universidade pública e gratuita”d+ e Roberto Bartholo, da chapa “Minerva 2.0”. A matéria do jornal O Globo traz entrevistas com cada um dos candidatos, detalhando suas prioridades.
Leia: O Globo
L.L.