A palestra promovida pela Apufsc-Sindical sobre a reforma da previdência com o especialista Luciano Fazio, realizada no Auditório da Reitoria da UFSC para mais de cem participantes nesta quarta-feira (27), foi apenas uma das atividades que o sindicato promoveu entre os campi esta semana.
Na terça-feira (26), o presidente da Apufsc-Sindical, Bebeto Marques, esteve presente em uma roda de conversa com professores em Blumenau. Já em Curitibanos, mais de trinta pessoas se reuniram na quarta (27), junto com o presidente da Apufsc, para debater e assistir à palestra, que teve transmissão online. Estas iniciativas são as primeiras de várias ações para 2019 que a Apufsc-Sindical, junto aos professores, está promovendo em diferentes campi.
Na visita ao Campus Blumenau, cerca de vinte professores e Técnicos-Administrativos em Educação (TAEs) conversaram sobre as políticas educacionais do novo governo e seus impactos na carreira docente. Além do presidente Bebeto, também estiveram presentes os professores Romeu Bezerra e Alaim Souza Neto, representando a diretoria da Apufsc-Sindical.
Em Curitibanos, foram diversas atividades na quarta-feira. A primeira ação, similar à roda de conversa em Blumenau, também tratou da situação educacional nas universidades, refletindo sobre os desafios da prática sindical. Depois, os presentes no encontro assistiram à transmissão online da palestra sobre previdência com o convidado Luciano Fazio, que acontecia no Campus Trindade. Após isso, os professores discutiram os temas tratados pelo especialista.
A Apufsc-Sindical dialogou, também, com a Direção do Campus de Curitibanos, para debater acerca de problemas gerais dos docentes — rotatividade de pessoal, estrutura física, dificuldade de financiamento à pesquisa. Ao final do encontro, a diretoria do sindicato visitou a futura sede da Apufsc em Curitibanos, que tem sua inauguração prevista para julho.
L.S./L.L