O governo Jair Bolsonaro apresentou nesta quarta-feira, dia 20, ao Congresso, sua proposta de reforma da Previdência, com impacto direto sobre os servidores públicos da União. Para entender as dimensões da mudança no sistema de aposentadoria e suas implicações na vida do professor, a Apufsc-Sindical promove na próxima quarta-feira, dia 27, uma palestra com o consultor Luciano Fazio, especialista em regime geral da previdência social, regimes próprios de previdência social, gestão de previdência complementar e estudos socioeconômicos.
Fazio vai dar um panorama geral do Regime Próprio da União, que é o regime de aposentadoria do servidor público, e esclarecer pontos da reforma proposta por Bolsonaro. Na ocasião, ele também falará da possibilidade de migração dos professores que entraram antes de 2013 para o novo regime previdenciário, com adesão à Funpresp.
Graduado em matemática pela Università Degli Studi de Milão, o consultor tem pós-graduação em Previdência e Gestão de Fundos de Pensão pela Fundação Getúlio Vargas. Já trabalhou na Funcef, o fundo de pensão dos funcionários da Caixa, e no Dieese. No ano passado, publicou o estudo “A previdência dos servidores civis da união: um diagnóstico”.
A palestra está marcada para as 15h no auditório da Reitoria da UFSC.