Seis hospitais federais do Rio serão reestruturados com apoio de militares

Seis hospitais federais do Rio de Janeiro farão parte de uma reestruturação coordenada pelo Ministério da Saúde, com o apoio de militares das Forças Armadas e de hospitais privados renomados, como o Sírio-Libanês e o Albert Einstein. Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, entre os objetivos da ação conjunta estão “diminuir a espera por atendimento nas unidades de emergência, melhorar o tempo médio de internação de cada paciente, reduzir os índices de infecção hospitalar, diminuir as taxas de mortalidade e racionalizar a utilização de recursos”.

Os seis hospitais federais do Rio a serem reestruturados são os seguintes: dos Servidores do Estado, Andaraí, Bonsucesso, Ipanema, Cardoso Fontes e da Lagoa.

A reestruturação dos hospitais já havia sido anunciada no início do mês pelo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, mas os detalhes da ação foram divulgados na quarta-feira (23).

Os militares das Forças Armadas devem atuar nas áreas de gestão de processos e de abastecimento, organizando estoques e reposições nos hospitais. Já os profissionais de hospitais privados, como os paulistas Sírio-Libanês e Albert Einstein, auxiliarão com práticas de gestão e conhecimento de novas tecnologias. O ministério da saúde pretende diagnosticar as necessidades de cada hospital, criando estratégias de gestão.

Leia mais: Estadão 


L.S. / L.L.