No mesmo dia em que tomou posse em Brasília como secretária Nacional da Juventude, na última quarta-feira (23), a catarinense Jayana Nicaretta da Silva, vereadora de União do Oeste pelo Partido Popular (PP), declarou ao programa Direto da Redação, da rádio CBN-Diário, que testemunhou como estudante o que considera “doutrinação” em sala de aula. Jayana estudou na Universidade Federal de Pelotas, onde também presidiu um centro acadêmico.
“Fui estudante e presenciei. Saí do Ensino Médio, ainda não tinha percepção do que acontecia, mas depois, analisando o conjunto das provas que fomos obrigados a fazer, da maneira como fomos obrigados a pensar, fica evidente que o aluno é conduzido a uma determinada linha de pensamento ideológica. Dentro da universidade, isso ficou muito mais perceptível, devido ao ativismo dos movimentos ideológicos, que são predominantes em muitos cursos e universidades, particulares também”, disse.
Com orçamento previsto de R$ 19 milhões para 2019, a secretaria Nacional da Juventude integra o ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, de Damares Alves. Vereadora eleita, aos 18 anos –, Jayana é formada em engenharia de petróleo pela UFPel. Ela defende o fortalecimento de políticas para engajar e preparar a juventude para o mercado de trabalho.
Leia mais: CBN
L.L.