A ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, afirmou em entrevista ao canal GloboNews, na noite desta quinta-feira (3), que o debate sobre questões de gênero não cabe ao ensino infantil, mas pertence ao âmbito das universidades.
Damares criticou a difusão nas escolas da “ideologia de gênero” – termo utilizado pelos críticos à concepção de gênero como uma construção sociocultural. “Nós não queremos que esse debate seja afastado, mas que seja feito nas academias. Que eles discutam entre si”, afirmou.
De acordo com a ministra, nenhum projeto será encaminhado pelo Governo Bolsonaro ao Congresso Nacional para combater o que chama de doutrinação ideológica com crianças, mas que é uma questão de posicionamento. “Nós vamos continuar combatendo o preconceito, mas vamos trabalhar para que não haja exagero da doutrinação ideológica nas salas de aula”.
A entrevista foi concedida logo após a repercussão na internet de um vídeo onde Damares aparece defendendo que “menino veste azul e menina veste rosa”. Ela justificou a fala dizendo tratar-se de uma metáfora para “um novo momento de respeito à identidade biológica de crianças”.
Veja a entrevista completa: G1