Bancos têm reforçado seus alertas para que clientes não forneçam senhas e entreguem cartões a terceiros, conforme fraudadores intensificam o contato com o consumidor na tentativa de driblar a proteção às redes bancárias.
Instituições estão especialmente preocupadas com o chamado “golpe do motoboy”.
O Procon orienta que os clientes, ao perceberem a fraude, entrem em contato com o SAC do banco, peçam o bloqueio dos cartões e pleiteiem o reembolso. Caso o banco não conceda a devolução dos valores, o consumidor deve procurar o Procon e, em último caso, recorreram à Justiça.
Orientações para não cair no golpe:
– Nunca forneça dados pessoais, bancários ou senhas em ligações ou e-mails, mesmo que o remetente se identifique como funcionário do bancod+
– Bancos nunca realizam a coleta de cartões ou pedem para o cliente levá-los até algum endereçod+ não os entregue a terceirosd+
– Não use celular de terceiros para ligar para o banco. Os dados podem ficar registrados na memória do aparelhod+
– Não clique em links ou arquivos recebidos por e-mail ou mensagens instantâneas. Eles podem instalar programas maliciosos que roubam dadosd+
– Se tiver dúvida sobre a veracidade de um contato telefônico do banco, encerre a chamada e faça uma nova ligação para a instituição utilizando outra linhad+
– Desconfie de ofertas milagrosas diferentes das praticadas no mercado