Representantes da SBPC/SC reúnem-se com o reitor da UFSC

Nesta terça (6/11), os representantes da SBPC em SC, Profs. Mário Steindel (Conselheiro) e André Ramos (Secretário Regional), se reuniram com o Reitor da UFSC, Prof. Ubaldo Balthazar, e seu Chefe de Gabinete, Prof. Áureo de Moraes. O encontro com o Magnífico Reitor teve por objetivo apresentar a Secretaria Regional da SBPC, hoje sediada na UFSC, expor suas atividades, pedir apoio institucional e ressaltar a importância cada vez maior da UFSC no movimento estadual de defesa da CTEI iniciado em 2017. Já o encontro com o Prof. Áureo foi solicitado no sentido de ouvir da Reitoria esclarecimentos sobre os fatos noticiados no último feriado (2/11), envolvendo ação policial no campus da UFSC. A SBPC foi recebida pelo Gabinete com muita cordialidade e recebeu do mesmo uma descrição detalhada dos acontecimentos.

 

Foi-nos informado que a Polícia Militar não foi acionada pela UFSC, mas sim pelos vizinhos do entorno, em virtude do barulho provindo do campus após o fechamento dos bares da região. A Reitoria informou ainda que está aguardando um relatório solicitado à Polícia Militar e que, até o momento, não havia recebido nenhum registro formal por parte de eventuais vítimas da ação. O Chefe de Gabinete salientou que a ação policial não foi motivada por qualquer reunião de membros da UFSC e sim por ações de membros externos à comunidade universitária. O Prof. Áureo de Moraes enfatizou ainda que a UFSC jamais toleraria qualquer ação repressora contra seus estudantes, técnicos e professores, postura esta que tem total apoio da SBPC-SC.

 

Por fim, a SBPC externou sua preocupação, principalmente no atual momento político vivido pelo país, com possíveis ações violentas dentro do ambiente universitário, sugerindo, nesse sentido, que sejam discutidos e acordados com os órgãos de segurança pública firmes critérios e protocolos, que sejam específicos para qualquer ação policial dentro da Universidade (considerando sua natureza única e diferenciada das demais áreas urbanas), mesmo daquela que vise o combate ao crime, em qualquer hora do dia ou da noite.

 

Fonte: SBPC/SC