A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) prevê para outubro a instalação de um polo avançado de pesquisa no Centro de Inovação de Itajaí. A parceria tem R$ 4 milhões em recursos do Ministério das Cidades, para os dois primeiros anos de operação. O diretor-geral do gabinete da reitoria da universidade, Alvaro Guilherme Rojas Lezana, diz que a proposta é trabalhar com tecnologias de ponta e projetos voltados à indústria 4.0.
Lezana visitou as obras na última semana, junto com o assessor institucional da UFSC, Gelson Albuquerque. A parceria prevê que Itajaí se torne um hub de ligação entre projetos da universidade e o mercado, reunindo pesquisas dos campi de Florianópolis, Joinville e Blumenau, com formação de pessoal voltado à inovação.
O Centro de Inovação de Itajaí será focado especialmente em economia do mar, logística e saúde, áreas identificadas como vocação regional. A estrutura física deve ser entregue em 30 dias, segundo o presidente da Itajaí Participações, Jair Bondicz _ embora o contrato de execução tenha encerrado no sábado, 30 de junho.
Na próxima semana serão abertas as propostas da licitação para os acabamentos, climatização e mobiliário. Esta fase das obras deve durar mais 60 dias, quando então o Centro de Inovação estará pronto para receber os parceiros. Além da UFSC, Univali, Sebrae e a Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) terão projetos no Centro de Inovação de Itajaí.
A previsão é que as operações comecem, efetivamente, no início do ano letivo do ano que vem. O custo total da obra, ao final, será de R$ 10 milhões.
Fonte: Diário Catarinense