As demandas da Apufsc-Sindical foram pautas de reunião entre membros da Diretoria do Sindicato e o reitor eleito da UFSC, professor Ubaldo Balthazar, que aconteceu nesta quarta-feira (2). Os dirigentes sindicais reivindicam mais atenção nas questões da saúde preventiva dos professores e sobre os aumentos abusivos nos valores do plano de saúde oferecido pela Universidade. “Esses assuntos requerem uma atenção especial da UFSC”, defendem os diretores.
O processo eleitoral para a escolha do reitor também foi discutido no encontro. A Apufsc não concorda com a forma adotada para a realização do pleito, por isso, lembraram os diretores, em 2015 a Entidade realizou uma consulta paralela para saber a opinião da categoria. O resultado foi encaminhado ao Conselho Universitário (CUn), que não deu andamento e o arquivou. Os diretores também não admitem a presença do Andes na comissão eleitoral, já que o sindicato nacional está proibido, por determinação judicial, de atuar em Santa Catarina.
Outra demanda foi sobre a possibilidade da UFSC disponibilizar uma sala para o Sindicato atender os professores que atuam no campus da UFSC em Joinville. A Apufsc já tem uma sede na cidade, mas, com a mudança da Universidade para o Perini Business Park, o local ficou longe do campus, o que prejudica o atendimento dos docentes.
Os dirigentes também solicitaram ao reitor um espaço, durante as próximas cerimônias de posse de novos professores, para fazer a apresentação do Sindicato e mostrar aos profissionais como funciona o Sindicato e a importância de ser sindicalizado.
A Operação Ouvidos Moucos da Polícia Federal também foi pauta do encontro. O reitor informou que a comissão formada pelo CUn para acompanhar todo o processo já está com o relatório pronto e deve divulgar as conclusões em breve. De acordo com Balthazar “temos que tomar uma posição, isso já demorou demais”.
Segundo o presidente da Apufsc, professor Wilson Erbs, esta foi apenas uma prévia das demandas do Sindicato. Um pacote com todas as reivindicações dos professores deverá ser apresentado em breve à Reitoria. Esse documento ainda está sendo preparado pela Diretoria, Conselho de Representantes (CR) e demais professores. “Esperamos manter um diálogo aberto e franco com a Reitoria”, acrescentou Erbs no final do encontro.
O reitor Ubaldo Balthazar se comprometeu em analisar as demandas e dar uma resposta, sobre algumas das reivindicações, em breve.