O professor aposentado da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Milton Muniz, foi homenageado pela Apufsc-Sindical por sua caminhada acadêmica e contribuições aos movimentos sindicais nas Instituições Federais de Ensino. A condecoração aconteceu na abertura do 3º Encontro Nacional sobre Assuntos de Aposentadoria, realizado nos dias 21 e 22 de setembro, em Florianópolis, em parceria com o Proifes-Federação.
De acordo com a 1ª secretária da Apufsc, professora Patricia Della Méa Plentz, que fez a homenagem em nome da Diretoria, o professor Muniz acredita no sindicato como instrumento de defesa dos professores. “Ele participou de movimentos sindicais como militante e dirigente, participando de Diretorias em diferentes cargos, inclusive como Presidente. Cabe destacar sua participação na fundação do Proifes. Em 15 de setembro de 2004, o professor Milton Muniz e outros renomados professores fundaram o Proifes Fórum, transformado em Proifes-Federação, em 16 de julho de 2011 com a designação de Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico”, destacou a professora.
“A Apufsc- Sindical reconhece e agradece sua contribuição e ativa participação na defesa dos professores das Instituições Federais de Ensino. Mais do que isso, ressalta a incansável defesa das universidades públicas federais em sua missão social, acadêmica e científica, que, a despeito das adversidades, mantêm-se como referência no país, na América Latina e no mundo. Muito obrigada professor Milton Muniz pelas suas contribuições”, finalizou Patricia.
Para o professor Muniz, “a Universidade, essa instituição quase milenar chega a atualidade, em um contínuo passar do tempo, na luta pela sua autonomia, desde a sua origem, contra os poderes Eclesiástico e Estatal. É necessário lembrar, sempre, as agressões dos governantes e das corporações religiosas a Universidade, na atualidade e, no seu percurso histórico. Cabe aos Professores, que nela trabalham, manter essa autonomia, e, promover o seu desenvolvimento através do conhecimento científico e tecnológico. É responsabilidade dos alunos, que nela estudam, defende-la como instituição social. A função da Universidade é formar o cidadão que a sociedade precisa. Lembrando que só o trabalho e a solidariedade constroem uma sociedade justa.”